segunda-feira, 6 de junho de 2011

Protestantismo no Brasil Século XIX

  •  No dia 10 de março de 1557 foi celebrado o 1º culto protestante no Brasil. O empreendimento fracassou, os franceses foram expulsos durante o governo de Estácio de Sá. Também não obteve sucesso permanente a presença da igreja reformada da holanda no chamado Brasil Holandês - 1630/1654.
  • No século XIX, tanto o protestantismo de imigração como o protestantismo de origem missionária insere-se no Brasil, através de alguns pastores americanos, destacando-se o metodista Reverendo Daniel Kidder, bem como o presbiteriano Reverendo James Fletcher.
  • A primeira denominação do protestantismo a ser organizada no Brasil - Rio de Janeiro - foi a congregacional, através do casal britanico Robert e Sara Kalley, que chegaram ao Brasil em 1855.
  • A implantação do protestantismo de missão no Brasil no século XIX em particular do presbiterianismo deveu-se aos missionários norte americanos, no contexto de um ideário messiânico.
  • Em 12 de agosto de 1859 desembarcou no Rio de Janeiro o missionário Reverendo Simonton - 1833/1867 - enviado pela igreja presbiteriana dos Estados Unidos. Em 25 de julho do anos seguinte, chegou ao Brasil outro missionário, Reverendo Blackford - 1829/1890.
  • Em 1861, Simonton visitou colônias de alemãs no estado de São Paulo. Simonton providenciou a chegada de um missionário alemão no Brasil, Francis Schneider - 1832/1910 - que chegou a dezembro desse ano.
  • Em 12 de Janeiro de 1862 foi organizada a 1º Igreja Presbiteriana no Brasil, cuja constituição oficial deu-se em 15 de maio de 1863, na cidade do Rio de Janeiro pelos missionários Simonton e Schneider. A 2º comunidade presbiteriana foi organizada na cidade de São Paulo em 05 de março de 1865, pelo missionário Blackford. E a 3º em brotas no interior de São Paulo em 13 de novembro de 1865, também por Blackford.
  • O presbitério do Rio de Janeiro foi organizado em 16 de dezembro de 1865, por Simonton, scheneider e Blackford. O presbitério era constituído então pelas igrejas do Rio de Janeiro, São Paulo e Brotas. Blackford implantou outras comunidades entre elas a de Sorocaba em 1869.
  • O grande impulso do presbiterianismo no Brasil foi a adesão do padre José Manoel da conceição que foi rebatizado na igreja presbiteriana do Rio de Janeiro em 23 de outubro de 1864. Em 17 de dezembro do ano seguinte foi ordenado pastor presbiteriano, exerceu seu ministério pastoral na região de Brotas. Em outras cidades foram implantadas novas comunidades presbiterianas, Borda da Mata, Santa Barbara do Oeste, Botucatu, Americana, Campinas, Caldas-MG, Recife-1870-Pernanbuco, João Pessoa-1884, Pão de Açucar e Maceió.
  • Em Fins de 1872 chegou ao Brasil o missionário judeu-holandês Vanorden - 1839/1917, que era erudito em línguas grego, hebraico e latim. Ele trabalhou em São Paulo, Sorocaba e Santos. O Reverendo Modesto Perestrello Barros de Carvalhosa trabalhou em Cruzeiro, Embaú - SP.
  • A autonomia de presbiterianismo no Brasil deu-se em setembro de 1888, quando foi constituido o Sínodo da Igreja Presbiteriana, que contava com quase 4 mil membros e 60 comunidades. O número de missionários estrangeiros eram quase 20 e já tinha um clero constituido de brasileiros.
  • A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América na Assembléia Geral de 1835, não reconheceu mais a Igreja Católica como cristã e na Assembleia Geral de 1845, declarou a nulidade do batismo romano e dentro deste contexto foi rebatizado no Brasil, de acordo com Simonton o Sr. Cardoso.
  • Em 1879 um certo Pedro Perreira, que era presbiteriano e que morava em Piracicaba, casou-se na Igreja Romana, sendo chamado ao presbitério para se explicar.
  • A teologia sacramental dos missionários presbiterianos no Brasil no século XIX é Zuingliana, a mesma posição do presbiterianismo americano. Para a teologia presbiteriana profissão de fé e o batismo são importantes.
  • A ceia era considerada o momento de lembrança do cristo e não a presença real do Cristo.
  • O missionário  Blackford o sermão era a parte mais importante do culto.
  • Blackford celebrou em São Paulo a Ceia do Senhor pela 1º vez em 29 de maio de 1864 e a 2º celebração sete meses depois em 8 de janeiro de 1865. Para ele osacerdote não representa a própria pessoa mas sim a de Cristo.
Graça e Paz.

Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário