sábado, 25 de dezembro de 2010

Medo

É uma manifestação intrínseca ao ser humano e profundamente inata, onde o ser humano sofre e chora sua dor interior. De acordo com Hobbes, filósofo inglês, o medo é uma paixão por excelência, a que mais demonstra nossa vulnerabilidade, isto é, no medo o homem torna-se mais humano, mais frágil.

A utopia do super-herói sem medo é pura fantasia da ficção, pois no mundo real, o medo mostra sua cara e deixa-se ser visto, ou na verdade, o medo é muito mais real do que pensamos. A Teologia Paulina procura afugentar o medo, pois na idéia teológica de Paulo, a fé é guerreira e não teme o medo, isto é, na visão de Paulo o medo é um grande vilão e precisa ser vencido.

Na raiz selvagem do homem está muito presente o medo e algumas Ciências tentam explicar, por exemplo: a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia e a Psiquiatria, mas o medo é um movimento intenso dentro do ser humano e o único meio de abrandá-lo é voltar-se de coração e mente para o nosso Deus, Senhor e Salvador.

Como o budismo que procura enganar o medo, assim também alguns, através de técnicas humanas procuram amenizar a dor do medo, pois lá no fundo o “medo do medo é o grande medo”. A fé pura em Jesus ainda é o melhor mecanismo de escape para o sujeito do medo, pois tudo o que o medo teme é o confrontamento, isto é, resistí-lo bravamente, mediado pelo evangelho, que é o único remédio para o medo.

Encerrando essa reflexão deixo claro que já tive medo, ainda luto e sei que lutarei sempre, mas o melhor antídoto para o medo é encará-lo sem medo.
Pastor José Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário