sábado, 26 de novembro de 2011

Os novos assembleianos

           A Assembléia de Deus preserva um pentecostalismo clássico. A sua liturgia é sacra com práticas simples de culto como: a harpa cristã, corais e uma pregação bíblica ortodoxa. A meta é sempre conversão, santidade, vida eterna e a vinda de Jesus.
          A motivação pentecostal é falar em línguas e a crença nos dons espirituais. O fundamento da Assembléia de Deus é uma fé “cristológica” sem mistura, e a sua exegese a Escritura pela Escritura.
         Sempre primando por uma fé simples e uma estrutura com decência e a ordem. Seguindo a doutrina bíblica ornamentada pelos bons costumes.
1-A proposta dos novos assembleianos:
1.1-Romper com os usos e costumes e a liturgia clássica.        
       A meta é sempre um louvor progressista e psicodélico, sem a harpa ou cantor cristão.
         A pregação dos novos assembleianos tem como base as palestras motivacionais, confissão positiva, prosperidade, exorcismo e curas comerciais. O marketing é sempre usar um nome eclesiástico de grande atrativo e modismo, isto é, o Jesus destes grupos é um “Pop Star”. Eles trabalham a contextualização sem conteúdo, o emocionalismo sem intelecto e são modelados por técnicas espirituais como, por exemplo: o paletó santo, batalha espiritual, o super crente, os encontros, cai cai, riso santo, imitar animais e o show da cura.
1.2-A nomenclatura eclesiástica que articula o novo como algo melhor e o velho que não serve mais.
          Estes grupos religiosos vislumbram a chamada “Igreja Empresa”, isto é, a igreja é um produto, o púlpito um balcão e os pecadores consumidores. A isca desses novos assembleianos é o culto do entretenimento, ou seja, “louvorzão show”, cantores famosos, pregadores transloucados, mantras, sermões apelativos, barulhentos e mundanos.
         Eles celebram a síndrome das multidões, isto é, igrejas obesas e inchadas, e cultos frenéticos e alucinógenos com uma grande dose de histerias espirituais. As suas liturgias imitam o Yôga, meditação transcendental, kardecismo, mantras, regressão, viagem astral, sono de Adão e outras parafernálias. Temos um exemplo muito estranho, de uma esposa de um pastor, que diz ter conversado com o sogro no paraíso.
 1.3-A síndrome do Macedo nos novos assembleianos fica muito visível.
        O chamado culto do negócio, o famoso “pede pede” em nome de Deus. Esses pastores se transformam em empresários evangélicos e sugadores de ovelhas, ou seja, vampiros da fé.
         Nos cultos desses grupos, eles chegam a gastar 30 minutos num ofertório, ou seja, eles tomam uma grande parte do culto para falar só em dinheiro. Nós temos dentro desta prática, uma verdadeira lavagem cerebral, isto é, para alguns, templo é dinheiro.
         Outro elemento é falar muito no Money e deixar Deus para o 2º plano, e dentro desta linha de pensamento, nós temos os pastores da mídia, que só falam em grana e promoção pessoal.
          O que nós temos dentro destes movimentos é o culto “egolátrico” e o afã pela fama.
Graça e paz!

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus!

    Amado Pr. parabéns pela postagem, reflete justamente a real situação de alguns novos assembleianos.

    As vezes me pergunto: Qual será a situação ministerial da Assembleia de Deus, daqui a alguns anos a frente se Jesus não voltar?

    Parabéns, pela postagem.
    Já estou seguindo o seu blog, Indicação do Pr. Marcelo Oliveira.

    MARANATA!

    ResponderExcluir