sábado, 24 de julho de 2010

Cristãos Alérgicos à Pobreza

Existe um termo no mundo patoevangélico que é muito usado pelos seus crentes, e o termo é chavão profético, ou seja, sou rico porque meu deus também é rico. Esta frase de efeito está no centro da fé de alguns moneysgélicos stressados, que só pensam em dinheiro, e que não querem amar, como bem diria Tim Maia.

Robinson Cavalvanti chama esta alergia à pobreza de "Síndrome de Justo Veríssimo", isto é, a pobreza é repugnada e rejeitada com muito afã. Na verdade o cristão é convocado pela mídia de luxo a se revoltar e tomar posse do que é seu, sendo que nunca foi.

Ser evangélico, para alguns, é sucesso garantido e vida glamorosa fácil, pois, o que importa é que o céu é de ouro - puro símbolo da riqueza, do capetalismo burguês realcristão. O cristão assiste a TV Globo e suas novelinhas endiabradas e, ao chegar no culto, ele exorciza o riquinho enrustido, entrando operário e saindo patrão no seu imaginário psicodeclesial.

Este evangelho Cinderela é abraçado com muito carinho e ardor, pois ele cria, na mente do cristão, a idéia que o mundo é uma maravilha e que tudo vai ser resolvido pelo vapt vupt divinomaneirista. Na verdade, o deusinho aqui agora assumiu o lugar do Deus além melhor, pois o melhor é agora, o depois demora.

Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário