quarta-feira, 21 de julho de 2010

Razão e Fé

O professor Juvenal analisa esta questão no seu livro intitulado "Razão e Fé", neste tratado, o professor Juvenal, faz uma avaliação da razão e da fé nos seus contextos.

Segundo o Professor Juvenal nós temos duas vertentes neste assunto, isto é, nós temos, uma vertente que o Professor Juvenal chama de harmonia e a outra vertente que ele chama de ruptura.

Na análise da harmonia, a razão tem um envolvimento forte com a fé ou, na verdade, uma relação de aproximação e relacionamento.

Na análise de ruptura, a razão se afasta da fé, ou seja, o que nós temos é a desarmonia ou afastamento, isto é, nesta análise, a razão e a fé rompem-se e se odeiam com muito ardor.

Este assunto perturbou a mente dos cristãos da primeira fase da igreja, ou o chamado primeiro século da igreja. O que incomodavaa mente dos apologetas da Igreja era o contato entre fé e filosofia. Paulo combateu a razão pura em contraste com a fé pura e propôs a relação, com limites. Nós temos uma forte influência da filosofia helênica nos escritos dos primeiros apóstolos.

Por exemplo, a filosofia emprestou para a teologia a exegese. Anselmo, século XII d.C., articulava a fé com a razão, ou seja, a fé socorre a razão. Agostinho, século IV d.C., trabalhava razão e fé numa união de acordo e simpatia. Tomás de Aquino, século XII d.C., foi o mais célebre de todos, defendeu a relação entre fé e razão numa convivência de harmonia e virtuosidade.

A abordagem sobre fé e razão deve respeitar que um precisa do outro.

Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário