sábado, 24 de julho de 2010

Voz no Deserto

O momento histórico profético exigia sinais e efeitos especiais miraculosos, contagiantes e, dentro deste cenário, nós temos um profeta que nunca realizou sinal nenhum, mas se declarou como uma voz profética. O texto de João 1:20 é muito claro, neste texto ele confessa de forma peremptória: "Não sou Cristo e, sim, seu precursor".

Em João 1:23 - Então, ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto. Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. João Batista traz à luz o testemunho histórico e anuncia o querigma Cristológico, isto é, o que vem após mim é mais poderoso e eu falo d'Ele.

A multidão deu testemunho de João Batista, no evangelho segundo João, capítulo 10 versículo 41: "E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente João Batista não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade". João Batista é reconhecido pela multidão como um profeta, que não fez nenhum milagre, mas que falou a verdade sobre Cristo da fé, ou seja, tudo que ele fez foi profetizar e nada mais.

O ministério de João Batista foi sem milagres ou utopias proféticas, ele falou o tempo todo no advento do Messias, isto é, um escatólogo Cristológico do reino.

João Batista foi apenas uma voz no deserto que vivia como um nômade de vida simples com atitudes acéticas e roupas excêntricas, mas teve uma missão nobre e sem igual falar da vinda do Messias e de um reino que mudaria a história da humanidade.

Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário