quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lutero e a Fé

A Reforma protestante teve como seu maior ícone Martinho Lutero, que alojou-se na justificação por fé para a salvação eterna. Esta preocupação permeou a mente do homem da reforma que buscava com todo afã a salvação de sua alma, ou na verdade a salvação foi o ponto mais importante da reforma.


A Doxologia de Lutero declarava Cristo como único fator de salvação e vida eterna, pois este foi o centro da fé de Lutero, a justificação através de Jesus Cristo.

Lutero encontrou Jesus Cristo pelo estudo intensivo e aprofundado da Bíblia, ou seja, a Bíblia fala de Jesus Cristo, e este é o nome que salva.

O Teólogo Católico Leonardo Boff atesta a Lutero profunda vinculação bíblica. Lutero entendeu a partir de seu centro, Cristo, o Crucificado e Ressurreto. Somente a Bíblia é a suprema autoridade da igreja e está acima do papa, para Lutero. Para Lutero a Bílbia é a única regra de fé, pois nela encontramos Cristo como Senhor e Salvador, e esta fé revelada em Cristo a partir da Bíblia é o elemento chave da construção da fé bíblica.

Lutero foi revelado na escritura que o justo viverá por fé, e só Deus é o Senhor da fé o pai bondoso e misericordioso.

A fé para Lutero era o pressusposto da salvação e esta fé era tão importante para Lutero, que ele chegou a imprimir a fé em letra maiúscula. Para Lutero a fé é confiança plena e irrestrita naquele Deus que se tornou humano em Jesus Cristo.

Fé é confiança viva inabalável na graça de Deus.

A fé é um tesouro incomparável. Somente Jesus justifica, liberta e salva. Para a reforma a vida Cristã é vida na fé e a partir da fé.

Para Lutero a fé fortalece mais e mais o cristão, e somente através da fé o cristão obtém sua salvação eterna.

Como bem disse Gilberto Gil andar por fé eu vou, que a fé não costuma falhar.

Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário