quarta-feira, 21 de julho de 2010

Espirituais Alérgicos à Intelectualidade

Na contra mão do primeiro tema abordaremos agora outro aspecto que vai enfocar de forma aguda a espiritualidade e suas potencialidades.

De acordo com Tertuliano na célebre frase “Credo quia absurdun” – “Creio porque é absurdo”. Nesta frase está incluído todo o conteúdo do pensamento de Tertuliano. Este Pai da Igreja do primeiro século da era fideísta e defensor da fé pela fé sem a intransigência da razão.

Neste momento histórico da Igreja, a filosofia e a fé se chocavam e este Pai da Igreja defendeu firmemente sua convicção de fé.

Uma outra frase de Tertuliano marcou esse momento histórico: “Basta-nos a fé e não necessitamos de outra coisa”.

A espiritualidade é controversa a intelectualidade, pois lá no fundo a espiritualidade deseja o controle total do homem, mas com todo o seu fervor enfrenta suas dificuldades.

Da mesma forma como o intelecto aborta o espiritual, o espiritual também aborta o intelectual, pois estão num confronto maniqueísta antagônico.

A ambiência da espiritualidade é sensivelmente mística e, de acordo com Tertuliano, o que temos é um distanciamento da intelectualidade, onde ser espiritual é ser espiritual e ser intelectual é ser intelectual.

Como diria certo filósofo de bar: “cada um na sua” . Ou como diria certo cantor Baiano da velha guarda “cada macaco no seu galho”.

Para finalizar, quero deixar como exemplo a musica do cantor Baiano Gilberto Gil: “andar por fé eu vou que a fé não costuma falhar”


Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário