segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Teoria da Amizade entre Razão e Fé

Na primeira o intelecto sobrepujando o espiritual; na segunda enfocamos a espiritualidade sucumbindo a intelectualidade; neste enfatizaremos a relação de amizade que existe entre intelecto e espiritualidade.

A teoria da harmonia nasce no primeiro momento da Igreja e se consolida em Agostinho no séc. IV da Era Cristã.
De acordo com ele, a razão auxilia a fé na sua aproximação com Deus, isto é, a razão é auxiliadora da fé e dentro deste conceito, temos a elaboração da encíclica do Papa João Paulo II intitulada “Fides et Ratio” fé e razão. Nesta encíclica se faz uma leitura atual entre fé e razão.

Para Anselmo de Cantuária a fé socorre a razão, ou seja, para ele Deus é aquilo do qual, nada maior se pode pensar – argumento ontológico.

Para o Professor Juvenal a harmonia entre fé e razão, ou intelecto e espiritualidade é uma complexidade muito antiga e que esta muito presente no mundo atual.

Tomás de Aquino, grande apologeta do séc. XII da Era Cristã, procurou uma conciliação entre fé e razão, e deixou-nos uma frase linda de um intelectual da idade média: “Credere In Deun”, cujo sentido é creio em Deus.

Partindo destas leituras temos uma conclusão altamente esperançosa, ou na verdade uma doce utopia cristã, onde é possível uma relação amigável entre razão e fé; intelectualidade e espiritualidade, mesmo com tantas divergências.
A abordagem sobre fé e razão deve respeitar que um precisa do outro.

Pastor José Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário